28 de out de 2010

Programação Feira do Livro 2010: Debates sobre a cultura negra


Mesas-redondas, encontros de autores com estudantes e uma atração musical traduzem o tema na Feira do Livro de Porto Alegre
 
A cultura negra tem espaço especial na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em destaque, o seminário “A Cor da Escola”, realizado em parceria com o Centro Ecumênico da Cultura Negra. O evento, que acontece no sábado, 13 de novembro, no ciclo “A Hora do Educador”, inicia com uma mesa redonda sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira na escola. À tarde, os debates serão sobre a África para as crianças e jovens brasileiros e “Cazumbinha, tecendo tradição e fantasia entre gerações”. O seminário será realizado na Casa do Pensamento, localizada no Cais do Porto. Entre os principais nomes que debaterão nas mesas redondas estão Maria de Lourdes Siqueira, pesquisadora e professora da Universidade Federal da Bahia, e Edileuza Penha de Souza, organizadora do livro “Negritude, Cinema e Educação: Caminhos para a implementação da lei 10.639/2003”.
 
No mesmo dia, 13, acontece o debate “Centenário da Revolta da Chibata”, e, no domingo, 14 de novembro, ocorre uma discussão sobre o museu de percurso do negro, abordando “A (in) visibilidade do negro e um novo olhar sobre o patrimônio do centro histórico”.

Uma atração artística complementa a programação. É a apresentação do coral do Centro Ecumênico da Cultura Negra, que ocorre no dia 14, às 19h30.

Além das palestras e mesas redondas, a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre contará também com autores como Nei Lopes, Júlio Emílio Braz e Rogério Andrade Barbosa que falam sobre a cultura negra em encontros com alunos (mediante agendamento escolar já realizado e leitura prévia de obras). Confira a seguir a programação:

SERVIÇO:
 
Dia 5/11:
*Sessão de autógrafo
Autor: Nei Lopes
Obra: Mandingas da mulata velha na cidade nova – Editora Língua Geral
Horário: 14h30
Local: Praça de Autógrafos - Praça da Alfândega

Dia 13/11:
*Ciclo A Hora do Educador – Seminário A Cor da Escola
Local: A Casa do Pensamento (Cais do Porto)
Programação:
9h – Mesa redonda “A questão da história e da cultura africana e afro-brasileira na escola”, com Edileusa Penha de Souza, Maria de Lourdes Siqueira e Rosa Margarida de Carvalho Rocha.
14h – Mesa redonda “Um olhar real sobre a África para as crianças e jovens brasileiros”, com Rui de Oliveira, Dagoberto Fonseca e Aroldo Macedo.
18h – Mesa redonda “Cazumbinha, tecendo tradição e fantasia entre gerações”, com Marie Ange Bordas e Meire Cazumbá.
*Mesa redonda “Africanidades II - História, Arte e Cultura: O centenário da Revolta da Chibata”
Horário: 16h
Local: Sala dos Jacarandás
Participantes: Marçal Menezes Paredes, Arilson dos Santos Gomes, Álvaro Pereira do Nascimento, José Antônio dos Santos, Rita de Cássia dos Santos Camisolão, Alcy Cheuiche e Leonor Baptista Schwartsmann.
 
*17h, na Casa do Pensamento (Cais do Porto), Sessões de Autógrafos de:
- Aroldo Macedo
Obras: Luana - As sementes de Zumbi / Luana - Capoeira e Liberdade / Luana - A menina que viu o Brasil neném / Luana - Asas da liberdade - Edileuza Penha de Souza
Obras: Negritude, cinema e educação - Volume I e II - Maria de Lourdes Siqueira
Obras: N´Assysim: a íris dos olhos da alma africana / Zumbi dos Palmares / Agô Agô Lonan / Os orixás na vida dos que neles acreditam - Rosa Margarida de Carvalho Rocha
Obras: Alfabeto Negro / Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro / Educação das relações étnico-raciais / Comedores de palavras - Meire Cazumbá, Marie Ange Bordas
Obra: Histórias da Cazumbinha.

Dia 14/11:
Debate sobre o Museu de percurso do negro. Tema: A (in) visibilidade do negro e um novo olhar sobre o patrimônio do centro histórico.
Horário: 17h30
Local: Sala Leste do Santander Cultural
Participantes: Iosvaldyr Bittencourt, Arilson Gomes, Vinícus Vieira e Nilo Feijó.

*Apresentação do Coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra (Cecune)
Horário: 19h30
Local: Teatro Sancho Pança – Cais do Porto

A Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 29 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega e no Cais do Porto de Porto Alegre.

...
Release de divulgação da assessoria de imprensa da Câmara Rio-Grandense do Livro para a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Avaliar:

0 Comentários: