1 de mai. de 2010

Calculador de tarifa de táxi em Porto Alegre

Precisas pegar um táxi, mas não tens ideia de quanto irá custar? Há um calculador de tarifa para táxi que faz uma estimativa sobre o custo da viagem. Confere a seguir como utilizá-lo e as simulações feitas no programa.

Digitando endereços de origem e destino
Primeiro passo é digitar os endereços de origem e destino e clicar em "Calcular Tarifa". O programa irá apresentar possíveis endereços para que o usuário decida sobre o local. Clicando sobre as opções de origem e destino o programa calcula a rota e o custo estimado para o serviço.
Teste 1
Fazendo um teste com o programa, foi digitado o seguinte endereço na caixa "origem": "Avenida Borges de Medeiros, em frente ao prédio do Guaspari". Há um ponto de táxi em frente a este centro comercial. Na caixa de "destino", foi digitado o seguinte endereço: "Avenida Borges de Medeiros, esquina Rua Riachuelo. O resultado aparece na imagem abaixo.
As opções clicadas foram "Fernando Faria Guaspari" para origem e "Secretaria Estadual da Saúde-Fármacia". O resultado foi de R$ 4,39* para bandeira 1 e R$ 4,65* para bandeira 2.
Avaliação: embora o próprio serviço informe que os valores são uma estimativa, tendo em vista as variáveis apresentadas na página, o trajeto encontrado pelo programa poderá não ser o mesmo traçado pelo taxista. A simulação acima mostra um traçado que não é permitido ao taxista, tendo em vista ser proibido o tráfego de veículos civis na área delimitada pelo retângulo da imagem acima. O taxista teria, em função desta restrição, que cumprir uma rota bem maior para chegar ao destino.

Selecionando no mapa
O programa também oferece a opção de selecionar no mapa os locais desejados, através da utilização de balões. Estes balões deverão ser arrastados com o botão esquerdo do mouse apertado até o local desejado. Para mover o mapa, basta clicar sobre alguma parte do mesmo e manter o botão esquerdo do mouse apertado, arrastando o mapa conforme a necessidade.
Teste 2
Para estimar o custo para o mesmo trajeto utilizando o recurso de arrastar e soltar balões sobre o mapa, chegou-se a esse resultado:
Avaliação: a opção de selecionar no mapa a origem e o destino utilizando balões permitiu maior precisão nestes pontos. Como era de se esperar, o programa novamente traçou a rota sobre a área proibida à circulação de veículos civis (círculo preto). Este trajeto, assim como o primeiro, não é possível na prática. Um detalhe importante é que a página não oferece a opção "nova consulta". Assim, para fazer mais de uma consulta na mesma página, deverás limpar as caixas e clicar em "Calcular Tarifa". Somente depois deste procedimento será possível executar uma outra consulta utilizando a mesma página.

Para realizar a tua pesquisa, clica aqui para acessar o serviço.

* Valores em 31/10, 1h50min.

Referência.
Imagens editadas a partir da página do serviço Tarifa de Táxi.

0 Comentários: