13 de nov. de 2010

Medicamentos vencidos: o que fazer?

Não sabe o que fazer com medicamentos vencidos? Em Porto Alegre existem postos de coleta de medicamentos vencidos em vários pontos da cidade.

Onde: Farmácia Escola da UFRGS.
Endereço: Avenida Ramiro Barcelos, 2500.

Onde: Farmácia Escola da PUCRS.
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681, prédio 128.

Onde: Unidade Básica de Saúde Santa Cecília.
Endereço: Rua São Manoel, 543.

Onde: Filiais da Rede de Farmácias Panvel.
Endereço: clique aqui para abrir lista de endereços em Porto Alegre.

Como os remédios vencidos ou inutilizados devem ser encaminhados aos postos de coleta?
Os medicamentos líquidos e pastosos - como cremes, pomadas e xaropes - devem ser encaminhados nas embalagens originais aos endereços acima.
Os medicamentos sólidos - como comprimidos ou cápsulas - devem ser retirados das cartelas, colocados em um saquinho e encaminhados aos postos de coleta. As caixas e bulas podem ser descartados no lixo seco de casa.
o que fazer com medicamentos vencidos, postos de coleta de medicamentos, remédios e a natureza
Encaminhe os remédios vencidos a um posto de coleta: a natureza agradece.

Por que os remédios não devem ser jogados no lixo?
Os medicamentos vencidos ou inutilizados não devem ser descartados no vaso sanitário, na pia, no lixo comum ou seco. Todos os medicamentos geram resíduos químicos e podem causar danos ao solo e à água.
Muitos componentes dos medicamentos inibem a atividade das bactérias, impedindo-as de agir na decomposição natural do lixo doméstico. Além disso, muitas bactérias podem propagar genes de resistência aos antibióticos, podendo assim tornar os remédios ineficazes contra futuros tratamentos. Também podem contaminar as pessoas que lidam com o lixo.

Lembre-se!
Os medicamentos devem ser guardados sempre na embalagem original e com bula, protegidos da luz, calor e umidade, longe do alcance das crianças.
Nunca use medicamento que foi indicado para outra pessoa.
Utilize o medicamento conforme a recomendação do seu médico ou farmacêutico.
Devem-se observar o prazo de validade do medicamento e também o seu aspecto - caso haja qualquer alteração, não deve ser utilizado.
Devemos ter um cuidado redobrado quanto aos medicamentos que - depois de abertos - possuem um prazo de validade menor do que o indicado no rótulo. Exemplos: colírios e cremes.
Se os remédios estiverem fora do prazo de validade, descarte-os nos postos de coleta.

Referência:
SEIXAS, L. et. al. O que fazer com os medicamentos vencidos? Jornal da Universidade, Porto Alegre, Ano XIII, n. 131, p. 2, setembro de 2010.

2 Comentários:

Ciao

Scusa la mia mancanza di competenze linguistiche. Forse avete già individuato alcune informazioni non aggiornate su questo post. Cercando di aggiornare i miei dati di frequente, ma è possibile che io non ho individuato nessun errore nel tempo.

Apprezzo il tuo commento! Presto farò un aggiornamento del testo di cui sopra.

A presto.